TURNO INTEGRAL BILINGUE (a partir dos 3 anos)
Nossa escola possui periódo integral para as crianças que a família escolhe este turno de estudo para seus filhos para maior imersão nas atividades academicas ou necessitam ficar o dia inteiro na escola, durante as manhãs as crianças realizam diversas atividades pedagógicas.
A partir dos 3 anos temos no mínimo mais 3 aulas de inglês tornando o TURNO INTEGRAL BILINGUE, além de reforço pedagógico para as turmas do fundamental
BILINGUE em parceria STANDFOR EVOLUTION- no matutino, vespertino e no INTEGRAL( que ainda conta com aulas adicionais voltadas para listening e conversação) - à partir dos 3 anos até 10 anos
=>+ APP GEPPETTO fazendo uma imersão completa em inglês
Implantamos o Projeto de Turno integral, consolidando a preocupação dos pais e responsáveis com as necessidades das famílias. No Turno Integral estamos atendendo as necessidades da criança, como alimentação, higiene e lazer, bem como oportunizando aprendizagens significativas de forma lúdica e prazerosa.
Essa proposta pedagógica inova o ambiente escolar e para crianças na faixa etária de 0 a 10 anos de idade, no horário integral, ou seja, da manhã até final da tarde. Além do horário para a realização do tema da aula, na rotina do turno integral, há períodos para; pesquisa e leitura na biblioteca, aula livre e orientada no laboratório de informática, jogos e atividades lúdicas na quadra, no parque e no pátio, higiene, lanche e almoço, horário de descanso e orientações para o desenvolvimento de hábitos e atitudes.
Construímos Turno Integral a partir da oferta de atividades que potencializam o desenvolvimento multidisciplinar, na qual, a criança que não vai para casa, sinta-se mais próxima possível do seu ambiente familiar. Para isso oferecemos salas de convivência equipadas, com o propósito de acolher, num ambiente amplo, arejado e repleto de entretenimento.
Conheça alguns projetos que possuímos ou que estamos implantando durante o perído Integral
AULA DE APOIO PEDAGÓGICO
As crianças do Ensino Fundamental que ficam periódo integral possuem apoio pedagógico no contraturno da aula curricular, isso significa que um professor auxiliará as crianças a estudarem, a fazer tarefas, a fazer trabalhos, esclarecer dúvidas. Também durante o período de contraturno as crianças realizam varias atividades que auxiliam o processo de alfabetização e letramento, desenvolvem o racicínio lógico-matemático, possuem aulas sobre meio ambiente, aprendem sobre diversidade cultural.
GASTRONOMIA e NOSSA HORTA
Nas aulas de gastronomia ocorrem no contra turno da escola, as crianças "põem a mão na massa" e logo após provam suas criações. Oferecido para as crianças do Ensino Fundamental e Pré Escola
Também já estamos em fase implantação inicial, agora no final de 2019, o projeto NOSSA HORTA onde os nossos alunos ajudam a cuidar de nossas hortas (inclusive a da nova unidade, bem maior que a da atual)
Projeto Maker 3d
A Metodologia Maker introduz os aluno e alunas na prática, ao contrário de outros métodos que centram somente na teoria, voltada para a ideia do “faça você mesmo” no ensino. Os alunos e alunas então diminuíram de somente realizar tarefas e atividades agora experienciaram a teoria na prática. Neste anos estaremos ampliando este projeto e criando um laboratório espaço MAKER 3d
Projeto Empreendedor 2030
Iremos durante o 1º semestre de 2023 implantar o projeto empreendedor 2030 para nosso alunos do ensino fundamental de modo a que estes tenham uma imersão neste conceito tão contemporâneo e importante para futuro dos alunos
ENSINO INTEGRAL -10 vantagens do período integral "O que você e sua família têm a ganhar ao escolher uma escola com atividades em tempo integral"
Site "Educar -para Crescer-abril 04/04/2011(www.educarparacrescer.abril.com.br)Texto Daniele Zebini
1 - Melhora o rendimento do Aluno: No período integral, o aluno tem um horário destinado para realizar as tarefas do dia e para estudar para as provas, sempre com orientação de profissionais especializados. "São alunos bastante responsáveis, autônomos. Eles criam o hábito de fazer a lição do dia. E realmente têm um rendimento melhor", conta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo. "O retorno que nós temos dos professores é de que há um diferencial das crianças do integral em relação à cultura e ao rendimento escolar", diz Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba.
2 -Libera os pais para o trabalho: Pais e mães precisam trabalhar fora. E não há como não se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos ou proporcionar atividades extracurriculares que também são muito importantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O período integral supre essas necessidades e deixa os pais tranquilos para trabalhar o dia inteiro. "A escola cria um pacto com a família: as crianças não precisam sair da escola para fazer as atividades e contam sempre com orientação especializada", afirma Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre.
3- Supre as necessidades de praticar esportes: Natação, balé, futebol, xadrez... Qual é o pai que tem tempo de levar e buscar os filhos em todas essas atividades? Isso sem contar o dinheiro extra que precisariam destinar para cada modalidade diferente. Esta é uma das vantagens do período integral. "É bom para a criança e para a família, que não tem aquela preocupação de não ter tempo de levar o filho para praticar um esporte, porque a escola supre essa necessidade", ressalta Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba
4- Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso: Uma criança que passa a tarde sozinha em casa dificilmente usará o tempo ocioso para estudar, como lembra Josiane Conke, coordenadora do período integral do colégio Marista Santa Maria, de Curitiba. "Muitas vezes as crianças passam a tarde com babás eletrônicas: tevês, videogame, etc. E enquanto estão na escola, elas têm vivências muito mais ricas."
5- Afasta o risco social: "É muito mais difícil uma criança que estuda em período integral se envolver com drogas ou ter problemas sociais", afirma Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo. "As crianças não ficam com tempo ocioso, não dá tempo de pensar em aprontar", acrescenta.
6- Possibilita a orientação dos estudos e tarefas: É muito importante que a criança desenvolva o hábito de estudo e consiga organizar o tempo para aprender as várias matérias do currículo. Em casa, isso é mais difícil, ainda mais sem os pais para fiscalizar. "Na escola, os alunos são assistidos por professores, que são polivalentes, mas também existem professores especialistas, que auxiliam em necessidades mais específicas', conta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo "São profissionais especializados, que vão dar a essas crianças um acompanhamento pedagógico de qualidade", acrescenta Josiane Conke, coordenadora do período integral do colégio Marista Santa Maria, de Curitiba.
7- Oferece orientação Nutricional: Pais ocupados não têm tempo de cuidar da alimentação dos filhos como deveriam. E a culpa por estarem fora o dia todo faz, muitas vezes, com que permitam que os filhos consumam em excesso alimentos de baixo valor nutricional. Na escola, isso não acontece. "Aqui há um nutricionista que elabora o cardápio das crianças. Elas têm lanche da manhã, almoço e lanche da tarde na escola", diz Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre. Além do acompanhamento nutricional, o colégio Marista Santa Maria traz um diferencial. "As famílias podem almoçar no nosso refeitório com as crianças, o que aproxima os pais da vida escolar dos filhos", afirma Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral da escola.
No colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo, as refeições não estão inclusas no período integral, mas existe a preocupação com o que os alunos comem nos dois restaurantes e nas cantinas da escola. "A gente acabou com refrigerante, só tem uma vez por semana. Em vez disso, há sucos e água de coco natural. Tem também a preocupação com a parte nutricional, nada muito rígido, mas existe uma orientação", afirma Myriam Tricate, diretoral do colégio.
8. Melhora a convivência em família: Depois de trabalhar o dia todo e chegar em casa cansados, você ainda precisa verificar as tarefas dos filhos e ajudar com as dúvidas. Isso quando a lição de casa foi feita. Caso contrário, é preciso cobrar. E essa cobrança, misturada à exaustão da dupla jornada de "pai-profissional", acaba causando conflitos em família. "O aluno que estuda em período integral chega em casa com as tarefas prontas, o que melhora a convivência em família", afirma Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo. Segundo Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre, o período integral deixa a criança livre para aproveitar a família, sem obrigações. "As crianças do integral aproveitam o fim de semana para descansar, não precisam estudar, fazer lição. Usam o tempo livre para curtir a família", ressalta.
9. Supre carências de lazer, cultura e acesso à tecnologia: Além dos esportes, as escolas que trabalham com período integral oferecem diversas atividades de lazer, cultura e tecnologia aos alunos. "Temos aula de informática, oficina de artes plásticas, oficina de expressão corporal, oficina de música e culinária, entre outras atividades", conta Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre. "Aqui na escola tem absolutamente tudo que eles precisam, gostam e querem fazer, com a vantagem de que todas as atividades são pensadas pedagogicamente", ressalta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz.
10-Desenvolve habitos de higiene: Qual pai nunca levou um baile para convencer o filho a entrar no banho? E para fazê-lo escovar os dentes, então? Mas quando a criança está em grupo e todos os amiguinhos lavam as mãos antes de comer ou escovam os dentes após as refeições, fica mais fácil ensinar e criar hábitos de higiene. "Na educação infantil, costumamos chamar profissionais para conversar com os alunos sobre higiene bucal, o que torna o hábito mais natural",Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo.